sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O papel do conhecimento na sociedade contemporânea.

A palavra “conhecimento” vem ganhando cada vez mais importância e notoriedade na sociedade contemporânea, principalmente em suas organizações, onde o aprofundamento conceitual sobre o que ele realmente significa como se aplica e se desenvolve tem gerado nas últimas décadas uma revolução social em todas as suas dimensões, fazendo surgir uma nova sociedade: a sociedade do conhecimento.

A evolução social gerada pela globalização, a queda de fronteiras, as atividades em níveis transnacionais de organizações de todos os setores da sociedade, impulsionadas pela “revolução da tecnologia”, a busca cada vez maior por eficiência em custos e processos vem despertando a sociedade contemporânea e suas organizações para o que realmente é fundamental, o conhecimento desenvolvido, aplicado e absorvido para que cada passo dessa evolução possa ser dado.

O conhecimento, que comumente se confunde com o conceito de dado e informação perdendo assim muito do seu real valor, precisa ser reconhecido, identificado e estruturado para que a potencialidade de sua aplicação possa gerar resultados contínuos e evolutivos para a sociedade.

Os fatores de produção tradicionais, definidos pela economia: terra, capital e trabalho, são na sociedade contemporânea de fácil acesso em meio aos mercados globais, o conhecimento então surge para esta sociedade como um novo fator produtivo diferencial, capaz de determinar competências essencias, sustentabilidade e a própria sobrevivência de suas organizações.

Mais do que a simples aplicação de conhecimentos em ações, é fundamental que as organizações e suas sociedades saibam o que sabem e o que não sabem sobre si, desenvolvam, adquiram e multipliquem esses saberes, o convertam em conhecimento explicito para que assim cumpram com seus propósitos.

O desenvolvimento humano e a evolução social figuram como objetivos principais do papel do conhecimento na sociedade contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário